18 de mai de 2010

Programas preferidos

Segue uma lista dos meus programas preferidos. Espero que possa ajudar alguém que esteja procurando uma solução para linux.

# JDownloader é código aberto, independente de plataforma e completamente escrito em Java. Ele simplifica o download de arquivos de servidores One-Click-Hosters como Rapidshare.com ou Megaupload.com - não somente para usuários premium, mas também para usuários que não pagam. Oferece download com multiplas conexões em paralelo, reconhecimento de captcha, extração automática de arquivo e muito mais. Claro, JDownloader é absolutamente livre de pagamento. Além do mais, muitos sites com link encriptado são suportados - então você cola os links encriptados e o JD faz o resto. JDownloader permite importar arquivos CCF, RSDF e o novo DLC.

# TestDisk é um poderoso recuperador de dados. Primeiramente foi desenvolvido para ajudar a recuperar partições perdidas e/ou fazer discos não-bootáveis em bootáveis novamente quando os sintomas for causados por falha de software, por virus ou erro humano (como deletar acidentalmente uma partição). Recupere partições facilmente com este software
Debian-like:
$ sudo apt-get install testdisk


# Emesene é um cliente de mensagem instantânea open source para protocolo MSN. Ele é multiplataforma e é escrito usando Python e GTK. Desenvolvido por Luis Mariano Guerra e distribuído sob licença GNU GPL, o eMeSeNe depende de, entre outros, Python (2.4), GTK+, pyGTK e pyCairo. Bem mais leve que o aMSN e o WLM.

Características

* Interface limpa e fácil de usar
* Conversas em abas
* Emoticons personalizados
* Transferência de arquivos
* Mensagens offline
* Mensagens pessoais
* Pedir atenção
* Interface multi-idioma
* Personalização: temas, emoticons, sons, interface, formato da conversa
* Plugins
* MSN Plus!
* Log de conversas

Debian-like:
$ sudo apt-get install emesene


# pyRenamer - Programa que permite renomear arquivos, músicas e imagens em lote de forma descomplicada.
Debian-like:
$ sudo apt-get install pyrenamer


# SKDownloader é um programa muito útil para usuários que não queiram ficar perdendo seus downloads através dos gerenciadores de downloads que vêm embutidos nos navegadores. O aplicativo foi criado para quem deseja um software alternativo e que de quebra acelere os downloads. Além de ser um software muito leve, o SKDownloader traz alguns temas para que você deixe o programa combinando com seu sistema operacional.

# qBittorrent é um programa para a transferência de arquivos na redes Torrent, possuindo a característica de ser bastante fácil de ser manipulado, através de uma interface limpa e completa ao mesmo tempo. Melhor que o Transmition que vem com o Ubuntu. :D
Debian-like:
$ sudo apt-get install qbittorrent


# VLC Media Player é um tocador multimídia de código aberto e poderoso. Ele pode ler diversos formatos de áudio e vídeo (MPEG4, MPEG2, MPEG1, DivX, MP3, OGG, etc.), assim como lê DVDs, VCDs e vários protocolos de transmissão (streaming). Também tem a opção de ser usado como servidor para vídeos. Bem parecido com o Media Player Classic.
Debian-like:
$ sudo apt-get install vlc


# Remobo - VPN instantânea P2P zero-configuração

# Exaile é um player de multimídia, o qual foi desenvolvido para o ambiente gráfico Gnome, possuindo um funcionamento semelhante ao Amarok, suportando plugins e rádios online.
Debian-like:
$ sudo apt-get install exaile


# BrOffice, a brasileira da suíte de aplicativos OpenOffice.org. Famosa por ser a melhor alternativa à suíte da Microsoft, está com vários recursos melhorados e alguns retoques visuais.
Debian-like:
$ sudo apt-get install broffice.org


# Netbeans é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) gratuito e de código aberto para desenvolvedores de software na linguagem Java, C/C++, PHP, Groovy, Ruby e muito mais. O IDE é executado em muitas plataformas, como Windows, Linux, Solaris e MacOS. O NetBeans IDE oferece aos desenvolvedores ferramentas necessárias para criar aplicativos profissionais de desktop, empresariais, Web e móveis multiplataformas.
Debian-like:
$ sudo apt-get install netbeans


# aMule é uma versão alternativa do famoso programa de compartilhamento P2P, o eMule. Praticamente igual ao seu concorrente, o aMule tem algumas diferenças substanciais, e a principal é de se tratar de um programa com suporte multiplataforma, desde variantes do Linux, Mac e até o Windows.
Debian-like:
$ sudo apt-get install amule


# SopCast: relaxe em sua cadeira! Assista aos mais variados canais de TV online aí na telinha do seu PC.
Debian-like:
$ sudo add-apt-repository ppa:jason-scheunemann/ppa; sudo apt-get update; sudo apt-get install sopcast-player


# K3b é uma ferramenta simples e completa para gravação de CD/DVD no Linux.